Diga não ao projeto do Senador Azevedo

2 jul

Hoje estou muito indignada, porque li isto aqui:

Ao aprovar o projeto Substitutivo ao PLC 89/2003, PLS 137/2000 e PLS 76/2000, redigido pelo Senador Azeredo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara quer transformar milhares de internautas em criminosos.
O Senador Azeredo quer tornar uma das atividades mais criativas da Internet em ato criminoso. Quer transformar os fansubbers, os fanfictions e a tradução de séries de TV em crime. O Senador considera que traduzir um Mangá é um crime tão grave como invadir um banco de dados e subtrair dinheiro de um aposentado…
 (Orkut)

Mais informações aqui: Blog do Sergio Amadeu

A minha indignação não são pelas traduções de séries, porque essa história já deu o que tinha que dar, mas sim dizer que quem escreve Fanfiction é um criminoso também! R-i-d-í-c-u-l-o!!!!!!

Ninguém vai parar de comprar um DVD e ver pela televisão se ficar lendo fanfictions. Acho que esse Senador, nunca leu uma fic (como chamamos) na vida. Para perceber que uma coisa não tem a ver com a outra.

Eu sou escritora, e deve muito as fanfictions. Porque, mesmo estudando em escola particular não havia o incentivo da escrita e da leitura. Escrevia extremamente mal. Quando tinha que escreve uma redação tirava nota baixa, por causa dos excessivos erros gramáticas. Claro, que continuo tendo, porém diminuíram bastante.

Há dois anos que escrevo fics e foi por causa dessas histórias que a minha criatividade começou a ser mais estimulada. Para escrever minha primeira história tive que pesquisar, porque se tratava da série CSI, que têm seus termos técnicos. Também, foi por causa delas que escolhi fazer jornalismo.

Fico mais chateada com esse projeto de lei, porque nem os roteiristas das séries, por exemplo, criticam seus fãs de escreverem as histórias paralelas.

Outro porém, é que este senador com certeza não sabe uma regrinha de quem escreve fanfictions. Sempre antes de começar uma fic deve constar que os personagens pertencem aos verdadeiros criadores, enfim mesmo você tendo o trabalho de escrever, ela não é sua e os verdadeiros donos (roteiristas e escritores) podem usá-la como bem entender.

Com certeza, mesmo o Lula concordasse e aprovasse a lei, não ia dar em nada. Primeiro, como vão rastrear todos os usuários que “cometem” esses crimes? Segundo, o brasileiro tem sempre o seu famoso jeitinho.

Então, Senador Azevedo, vá fazer uma lei que realmente ajude nosso país. Porque nós, escritores, tradutores, fazemos isso por puro prazer e não pelo dinheiro. Ao contrário do excelentíssimo Senador que prefere ganhar sua grana mais do que preta, do que realmente fazer algo bom para o povo. Pare de pensar no seu umbigo e vá TRABALHAR!!

 

7 Respostas to “Diga não ao projeto do Senador Azevedo”

  1. Flávia julho 10, 2008 às 11:53 am #

    Oi Déia!!!

    Nós que lemos e escrevemos fanfics estamos de luto moral por essa baixaria/ignorância, de onde esse Azeredo ai tirou essa, fanfics não são o esporro da sociedade, fanfics não matam, não destróem, sequer roubam, não roubamos direitos autorais, as pessoas que normalmente tem acesso as fanfics são fãs, que procuram por elas, é óbvio que as fanfics não tomam o lugar das séries e dos filmes que nós assistimos, elas fazem parte de um pacote que nos tornam ainda mais aficcionados ao filme ou série em questão. Apenas o nome olha, FANfic, somos fãs, nada além disso, fãs, não criminosos. Não bebemos para escrever uma fic, não nos drogamos para isso, pelo contrário! minha mãe fica muito mais sussegada enquanto estou em casa e ela observando o que estou escrevendo E lendo, do que se eu não tivesse o que fazer e saísse para a rua depredando patrimônios e atropelando pedestres, levando ao caos.

    R-I-D-I-C-U-L-O!

  2. Odessa julho 12, 2008 às 12:26 pm #

    Estou tão, mas tão triste, com essa história absurda, que decidi reagir e comecei a escrever uma fanfic. A primeira que pretendo publicar (antes de virar criminosa). E se os roteiristas de CSI gostarem, que maravilha! Como bem diz K.A. Mendelson, uma escritora chilena de fics (que você bem conhece), “se os roteiristas de CSi soubessem o que escrevemos, nos contratavam”. Os últimos episódios, sem a Sara, mereciam uma ajudinha nossa, não acha?
    A propósito, vou copiar seu post pro meu blog, ok?

  3. Cleiton dezembro 8, 2008 às 3:48 am #

    Que pena pra nós brasileiros temos que lidar com situações como essas, é realmente uma vergonha saber que nossos governantes ao invés de lutar por uma melhoria, se preocupam com seus “bolsos cheios”
    Fico feliz em saber que existem pessoas como você.
    🙂
    Pqp acho que o senador Azevedo não tem o que fazer.rsrsrs

  4. nando julho 30, 2009 às 12:42 am #

    este senador e louco

  5. Melzinha julho 24, 2011 às 10:10 pm #

    Eu concordo com você! Eu sou escritora. Eu escrevo fanfics por puro prazer e não to nem ai se vai dar fama ou não. Seria impossível ele rastrear TODOS os escritores de fanfics, porque são mais de 8 mil! *Momento DBZ on* Senador louco! Vá ferrar com a vida duzoto, porque na minha ninguém mexe!

  6. Gabbih agosto 19, 2011 às 10:31 pm #

    É isso mesmo, eles não querem que as crianças e adolescentes brasileiras, leiam e escrevam mais?? é Isso que os sites de fanfics fazem, induzem a leitura e a escrita.
    Nós autoras não somos nenhum criminosos, por fazermos o que gostamos…Os políticos querem mesmo é brasileiros cada vez mais burros, FANFICS INDUZEM A ESCRITA E A LEITURA, nossas fics não são crimes

  7. Ariana novembro 22, 2011 às 1:21 pm #

    Oi Deia,fiquei sabendo dessa lei A-B-S-U-R-D-A há pouco tempo e isso já me deixa irritada,eu acho que se esse senador maluco idiota que se acha o rei da cocada,realmente nunca leu uma fanfic ou acessou um site de fanfics,realmente bem antes de postar uma fic tem escrito se a fanfic não for original sempre deve botar os créditos ao verdadeiro (a) autor (a).E nunca ouvi esses autores e roteristas falando mal dos fãs que escrevem histórias alternativa,existe muitos casos de fanfiqueiros virarem roteristas,desses filmes ou séries.Daqui a pouco vão proibir até os blogs. Fanfic é legal e estimula a criatividade.
    Ainda no site que eu posto o nyah tem até aulas de redação e português.

Deixe um comentário

